Usamos cookies neste site para melhorar a sua experiência enquanto utilizador.

Ao continuar a navegar no nosso site está a consentir a sua utilização.

Portugal

Pequenos Estrongilídeos ou Ciatostomíneos

Resumo

Os pequenos estrongilídeos são os parasitas mais comuns em equinos – a maioria dos ovos nas fezes e larvas nas pastagens são de pequenos estrongilídeos. O ciclo de vida destes parasitas é de 6 semanas, mas pode ir até 2 anos. Podem medir até 2.5 cm de comprimento, são finos e têm uma cor avermelhada.
Os cavalos, quando se alimentam na pastagem, ingerem as larvas L3; Estas migram até ao intestino grosso e enquistam-se na mucosa. Podem desenvolver-se dentro da parede do intestino grosso e transformarem-se em L4, emergindo para o lúmen intestinal tornando-se larvas adultas. No entanto, cerca de 85% das larvas ficam enquistadas na parede do intestino grosso (EL3). Dezenas de milhares destas larvas que ficam enquistadas impedem a absorção de nutrientes pelo intestino, podendo resultar em perda de peso e morte. As larvas enquistadas no intestino, quando são re-activadas, desenvolvem-se e emergem através da parede do intestino, geralmente no fim do Inverno/início da Primavera. Este aglomerado súbito de parasitas é a causa da síndrome chamada "ciatostomíase larvar" e é responsável por 50-60% de mortes em equinos. Os cavalos com menos de 6 anos de idade são mais susceptíveis, no entanto os pequenos estrongilídeos podem ser fatais em cavalos adultos e em qualquer altura do ano.

Sintomas

  • Diarreia
  • Perda de peso rápida e severa
  • Cólica e morte

Diagnóstico

Apesar dos parasitas adultos poderem ser detectados nas fezes, é necessário fazer testes de diagnóstico específicos. A contagem de ovos fecais (COF) permite medir a eficácia do programa de desparasitação, grau de parasitismo e também identificar e tratar os cavalos com cargas parasitárias mais elevadas. Não há nenhum teste de diagnóstico capaz de identificar as larvas enquistadas de ciatostomíneos, uma vez que estas não produzem ovos. É por isso importante fazer um tratamento antihelmíntico que actue especificamente nesta fase larvar enquistada.

Tratamento

Prevenção

Resources & Technical Information

FAQ

Produtos em destaque

 

Contacto

Lagoas Park
Edificio 10
2740-271, Porto Salvo
Tel: 21 0427200